Machado lê Goethe, Machado e Goethe leem Jó
o dialogismo na construção do conto "A Igreja do Diabo"
Resumo
O presente trabalho se propôs a analisar as relações dialógicas na construção do conto “A Igreja do Diabo” de Machado de Assis com o livro bíblico Jó e o poema trágico Fausto de Göethe. Partimos da hipótese de que o conto machadiano “A Igreja do Diabo” foi construído a partir da intertextualidade e da interdiscursividade com as obras Jó e Fausto. Foram abordados especificamente os diálogos entre Deus e o Diabo encontrados nestas duas obras e elas foram comparadas com o conto machadiano. Para atingir nosso objetivo, a pesquisa foi embasada pelo suporte teórico da Análise Dialógica do Discurso (ADD).
Publicado
2024-04-11
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).