A festa como expressão da dádiva e reatualização da memória
Uma análise etnográfica da festa de São Tiago em Taquile, Puno-Peru
Resumo
O trabalho analisou a Festa de São Tiago na ilha de Taquile, Puno-Peru, mostrando como as festividades católicas foram transplantadas para a América e readaptadas pelos indígenas ao seu panteão e aos ciclos da natureza. O artigo apresenta a festa como reatualização da memória e espaço para a expressão de dons e contradons na vida comunitária e agradecimento às divindades andinas e santos católicos. A discussão teórica fundamentou-se, em especial, na obra O ensaio sobre a dádiva de Marcel Mauss e seus comentadores. A concretização da investigação se deu mediante uma incursão etnográfica na qual o observado converteu-se em escrita.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2023-02-14
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).