Semana Teológica

A Semana Teológica faz parte do calendário acadêmico anual da Faculdade Batista do Cariri e visa ser um fórum para divulgação das pesquisas de professores e alunos. O evento também conta com a presença de conferencistas convidados e promove a realização de Simpósios Temáticos e Mesas Redondas. É também durante a Semana Teológica que ocorrem as defesas dos Trabalhos de Conclusão de Curso dos alunos da faculdade.

O Seminário Batista do Cariri não disponibilizará refeições ou acomodações para os inscritos na VI Semana Teológica. A inscrição dá direito às palestras e minicursos (estes com vagas limitadas).

Hotéis sugeridos:

  • Pasargada Parque Hotel - Av. José Horácio Pequeno, 1600, Crato - CE (como chegar)
  • Hotel Encosta da Serra - Av. Dr. Pedro Felicio Cavalcanti, 1898, Crato - CE (como chegar)
  • Hotel Verdes Vales - Av. Plácido Aderaldo Castelo, S/N, Juazeiro do Norte - CE (como chegar)
  • Hotel Villa Real - R. Bárbara de Alencar, 694, Crato - CE (como chegar)
  • Iu-á Hotel - Rua Arnóbio Barcelar Caneca, 800, Lagoa Seca, Juazeiro do Norte-CE (como chegar)
  • Hotel Brisa da Serra - Rodovia Ce - 292 Km 202, Crato-CE (como chegar)

VI Semana Teológica

Teologia e Literatura

Horário

Horário/Dia Segunda Terça Quarta Quinta Sexta
8:00-9:45 --- Minicursos
9:45-10:15 --- Intervalo
10:15-12:30 --- Simpósio Temático
TARDE LIVRE
19:00-20:15 Palestras: Pr. Mark Swedberg
20:15-20:30 Intervalo
20:30-21:30 Palestras: Pr. Mark Swedberg

Minicursos

1. A FANTASIA DE UM MUNDO CAÍDO E A LIBERDADE ENCONTRADA NO MUNDO DA FANTASIA
Ms Carlos Alberto Bezerra

Poucas experiências podem ser mais gratificantes do que estudar teologia e literatura com nada mais, nada menos, do que John Ronald Reuel Tolkien, também conhecido como “o senhor da fantasia”. Normalmente, ao tratar deste incrível autor, a única obra que nos vem a mente é “O senhor dos anéis”. Não poderia ser diferente, pois a Terra Média é, de fato, fascinante. Contudo, outras obras de Tolkien merecem também a nossa atenção, como é o caso, por exemplo, de Silmarilion e a Árvore e a folha. Neste mini-curso, você será apresentado, a provavelmente, o maior influenciador de C.S.Lewis. Que tal invadir o quarto de Tolkien, sentar em sua cama e folhear seu álbum de fotografias?  Já imaginou ouvir sua incrível trajetória? O que acha da ideia de aprender sobre literatura e os pontos de contato com a realidade transcendente e imanente? Você ainda acredita que fantasia é coisa de criança? Não perca esta oportunidade! Antes de ficar de fora, lembre-se: “Tudo o que temos de decidir é o que fazer com o tempo que nos é dado.”  J. R. R. Tolkien

2. OS PRINCÍPIOS APOLOGÉTICOS DE C. S. LEWIS
Ms. Mark Swedberg

C.S. Lewis não foi um mero teórico da apologética: ele foi um praticante. Uma grande parte dos livros dele tinha pelo menos um gostinho apologético, sem falar dos que eram puramente apologéticos. E é interessante estudar sua abordagem. Este curso examinará o papel de quatro elementos na apologética do Lewis: Razão, imaginação, “alegria” e fé. O palestrante defende a teoria de que o Lewis não foi um racionalista na sua apologética, mas um fideísta.

3. TEOLOGIA E LITERATURA BRASILEIRA – UM DIÁLOGO ENRIQUECEDOR

Mestrando Marcos Paulo e Ms. Socorro Martins

As Escrituras, como revelação de Deus, são nossa única regra de fé e prática. Contudo, elas também são um livro, a Bíblia (em grego, essa palavra significa livros). Nessa concepção, que não anula a anterior, ou seja, a Bíblia como revelação, ela é um conjunto de escritos produzidos por pessoas reais que viveram épocas históricas concretas. Assim, ela compartilha características com toda a Literatura. Buscando esses pontos de contato e afirmando que a Literatura pode nos enriquecer vivencialmente com suas discussões, abordaremos alguns autores brasileiros contemporâneos (Lygia Fagundes Telles, Carlos Heitor Cony, Carlos Drummond de Andrade) e a relação dos mesmos com a Literatura e as Sagradas Escrituras.

4. TEOLOGIA, LITERATURA E ESPIRITUALIDADE EM C. S. LEWIS

Mestrando Francimar Lima e Doutorando José Marques

O presente minicurso pretende abordar aspectos da espiritualidade cristã a partir de obras de C. S. Lewis que apresentam a interface entre teologia e literatura. Para tal propósito, será discutido o conceito de tentação a partir das Cartas de um diabo a seu aprendiz, bem como a natureza da vida post morten tendo como base a narrativa onírica de O grande abismo. O curso seguirá o cronograma abaixo:

a. Contextualização do pensamento lewisiano;

b. O conceito de tentação nas Cartas de um diabo a seu aprendiz;

c. A natureza da vida após a morte em O grande abismo;

Relevância do pensamento de C. S. Lewis para a interface entre teologia e literatura na atualidade.

 

Formulário de Inscrição

 

Verificação