Consciência integrada e espiritualidade
um elo filosófico entre Bergson e McGilchrist
Resumo
Este artigo visa tratar de uma possível correlação entre a filosofia de Henri Bergson e as pesquisas recentes de Iain McGilchrist discutidas em The Master and His Emissary. Utilizando metodologia teórico-bibliográfica, tal correlação será analisada à luz da relevância da noção de “consciência direta”, a qual é comum a ambos os autores de modo central, para a teologia. Diante disso, o presente artigo busca contribuir para a discussão em torno da complexa relação entre tais teorias, identificando nelas um objetivo existencial em comum associado à experiência espiritual.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aCreative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).