Um estudo sobre cosmovisão objetivando perceber a sua relação no contexto da prática ministerial cristã
Resumo
Propõe-se por meio deste artigo uma reflexão sobre o conceito de cosmovisão e sua influência à prática ministerial. O estudo busca compreender como diferentes visões de mundo influenciam a atuação pastoral e o ministério cristão. O objetivo é descrever a importância de uma cosmovisão bíblica no ministério pastoral e como isso afeta diretamente as atividades ministeriais. Para tanto, a pergunta aventada é: até que ponto o estudo sobre cosmovisão pode influenciar a prática ministerial cristã? A hipótese levantada é que uma compreensão clara da cosmovisão bíblica, aplicada a prática ministerial, contribuirá para um ministério mais eficaz e resiliente diante dos desafios das visões de mundo da contemporaneidade. Utilizou-se pesquisa bibliográfica descritiva para elaboração e desenvolvimento a questão levantada. O levantamento teórico para o estudo foi construído a partir da contribuição de autores que já se debruçaram sobre o assunto, alguns destes: Sire (2018), Vanhoozer (2016), Domingues (2018), Lidório (2014), Goheen (2016). Como resultado constatou-se que uma cosmovisão bíblica é saudável e fundamental para uma liderança pastoral eficaz e um ministério relevante.
Downloads
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).