A construção de si pela retomada do discurso do outro
as (auto)imagens construídas por Benedita da Silva (PT) e Damares Alves (Republicanos) em discurso aos evangélicos
Resumo
Este artigo analisa estratégias de construção discursiva das (auto)imagens de Benedita da Silva (PT) e Damares Alves (Republicanos) a partir do recorte de trechos dos discursos de ambas em dois eventos diferentes, o I Encontro de Evangélicos e Evangélicas do Partido dos Trabalhadores, realizado em abril de 2019 e um culto na Assembleia de Deus, ministério Fama, em Goiânia, em outubro de 2022. O trabalho está fundamentado em Bakhtin (2010), Charaudeau (2018) e Amossy (2019). Os resultados apontam que, em vários momentos, as oradoras retomaram o discurso cristão evangélico para construírem a imagem de mulheres virtuosas, representantes da política ideal.
Downloads
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).