O pastor, a viúva e a prostituta
Vestuário e acessórios como marcadores sociais na história de Judá e Tamar descrita em Gênesis 38
Resumo
O artigo, a partir de Gênesis 38, apresenta uma análise sócio-histórica, cujo objetivo é ressaltar o valor do vestuário na narrativa, como marcador que viabiliza o reconhecimento social dos protagonistas como pastor, viúva e prostituta, mas também ocultações individuais, como o véu usado por Tamar. O texto busca reconstruir as condições sociais e históricas do vestuário, como forma simbólica, de como foi recebida, transmitida e resignificada na sociedade patriarcal bíblica e dos povos vizinhos, na lógica da imutável tradição. O trabalho pretende contribuir para os estudos de antropologia e sociologia da indumentária antiga, tendo o recorte no mundo bíblico.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).